sábado, 26 de fevereiro de 2011

JADSON LUCAS E JULY FERREIRA ESTÃO INSERIDOS NO PROGRAMA DA CBAt PARA JOVENS TALENTOS


 Fonte: Jadson no Campeonato Brasileiro de Menores 

Natal (RN), 26/02/2011 – Por Getúlio Lopes Filho


A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) divulgou no último dia 21 de fevereiro a lista de atletas e técnicos do Brasil que serão contemplados pelos Programas de Apoio no ano de 2011. Em via de regra, os Programas da CBAt para atletas têm como referência os resultados obtidos por estes nos dois anos anteriores. Tais Programas possuem o objetivo de apoiar a preparação de atletas brasileiros de Atletismo na melhoria de seu nível técnico e a busca de resultados dentro do Projeto 2010/2016 da CBAt, atendendo aos atletas que cumpram os diversos critérios do programa.

São quatro os Programas Nacionais: para Atletas de Alto Nível, para Corredores de Elite, para Jovens Talentos e para Técnicos de Atletas Contemplados. Em 2011, destacamos a presença de Norte-rio-grandenses nos Programas para Jovens Talentos e para Treinadores:


- JADSON LUCAS SANTOS SILVA nasceu na cidade de Currais Novos, tem 17 anos e é atleta do Clube Esportivo UnP. Jadson foi contemplado por ter sido no ano de 2010 o 13º do Ranking Mundial da Categoria Menores na prova do Salto em Distância com a marca 7,47 metros, obtida no respectivo Campeonato Brasileiro.

Dentre os principais resultados de Jadson em 2010 na prova do Salto em Distância, destacamos o título de Campeão Brasileiro Menor, batendo o recorde do Campeonato que durava 10 anos, o Vice-campeonato Sulamericano da categoria e o título de Campeão Norte-Nordeste Adulto. Sua treinadora é Maria Lucia de Araújo, de Currais Novos, também contemplada.

No ano de 2011, Jadson tentará compor a Seleção Brasileira dos Campeonatos Panamericanos de Juvenis, evento que será disputado na cidade de Miramar, na Flórida-EUA. Jadson terá até o dia 19 de junho para obter o índice de 7,46 metros, índice inferior à sua melhor marca.


- JULY FERREIRA DA SILVA nasceu na cidade de Natal, tem 16 anos e é atleta do SESI de Natal. July foi contemplada no Programa para Jovens Talentos por compor no ano de 2010 a Seleção Brasileira dos Jogos Olímpicos da Juventude, evento ocorrido em Singapura. Ela foi a 6ª colocada da prova dos 2.000 metros com obstáculos.

Dentre os principais resultados de July em 2010 nos 2.000 metros com obstáculos, destacamos os títulos da Seletiva Sulamericana para os Jogos Olímpicos da Juventude, do Campeonato Sulamericano de Menores e dos Campeonatos Brasileiros de Menores, para Seleções Estaduais e para Clubes. Sua melhor marca em 2010 foi 6min56s00, obtida em Singapura. Já na prova dos 3.000 metros com obstáculos, foi Campeã Brasileira Juvenil. Sua melhor marca em 2010 foi 11min29s62, sendo a 2ª colocada do Ranking Brasileiro Juvenil. Sua treinadora é Tânia Cabral Padilha Nunes, também contemplada.

No ano de 2011, July tentará compor a Seleção Brasileira dos Campeonatos Mundiais de Menores, evento que será disputado na cidade de Lille, cidade do norte da França. Ela terá que obter o índice de 6min52s42. Portando, menos de 4 segundos separam sua melhor marca do índice.

Um comentário: