quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Jogos da Juventude da China


Os Jogos Olímpicos da Juventude (JOJ) são um evento internacional multidesportivo, cuja primeira edição decorreu em Singapura entre 14 e 26 de Agosto de 2010. Os Jogos são realizados a cada quatro anos entre edições da mesma estação (Verão ou Inverno), tal como sucede com o actual formato dos Jogos Olímpicos[1]. A idade dos participantes está limitada - os atletas só podem ter entre 14 e 18 anos[2]. A ideia para este evento partiu do austríaco Johann Rosenzopf durante o ano de 1998. A 6 de Julho de 2007, os membros do Comité Olímpico Internacional (COI), reunidos na sua 119ª Sessão na Cidade da Guatemala, aprovaram a criação da versão juvenil dos Jogos Olímpicos. O financiamento do evento é partilhado pelo COI e pela cidade-sede, enquanto que as despesas de deslocação dos atletas e dos treinadores são financiadas integralmente pelo COI.
Os Jogos Olímpicos de Verão da Juventude de 2010 decorreram ao longo de 12 dias, tendo os Jogos de Inverno em 2012 decorrido ao longo de 10 dias[3]. O COI irá permitir a participação de um máximo de 3500 atletas e 481 oficiais acreditados pelo COI nos Jogos de Verão[4], enquanto que para os Jogos de Inverno serão permitidos 970 atletas e 580 oficiais. Os Jogos têm também programas de intercâmbio cultural e oportunidades para os participantes conhecerem os atletas Olímpicos.
O formato dos Jogos Olímpicos da Juventude é semelhante ao de outros eventos olímpicos para jovens, como o Festival Olímpico Europeu da Juventude ou o Festival Olímpico Australiano da Juventude, realizados igualmente a cada dois anos e durante os anos ímpares, alternando eventos de Verão e de Inverno[5]. Os Jogos Olímpicos da Juventude são os sucessores dos Jogos Mundiais da Juventude, entretanto descontinuados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário