quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Thiago voa para novos objetivos


São Paulo - O sonho do menino Thiago Braz da Silva, nascido na cidade paulista de Marília, era ser um atleta competitivo no salto com vara. Talentoso e perseverante, Thiago não teve de esperar muito para alcançar, pelo menos em parte, o sonho. Em 2012, com 18 anos, ele conquistou a medalha de ouro no Mundial de Juvenis, disputado em Barcelona, na Espanha. Além do título, alcançado no belo Estádio Olímpico de Montjuic, quebrou quatro vezes o recorde brasileiro da categoria até 19 anos, e atingiu 5,55 m.
Entre os juvenis é líder absoluto do Ranking Brasileiro e Sul-Americano, além de ocupar a quarta colocação na lista dos melhores do mundo, elaborada pela IAAF. Entre os adultos, é o 2º do Brasil e da América do Sul. No Brasil, só perde para o amigo, ídolo e companheiro de treino, Fábio Gomes da Silva, que tem 5,80 m e que este ano saltou 5,70 m.
"Tive um ano muito bom em 2012", afirma Thiago. "Tudo o que foi planejado deu certo, graças aos treinos, dedicação e apoio dos meus técnicos", comenta o atleta, nascido no dia 16 de dezembro de 1993, que é orientado pelo brasileiro Elson Miranda e pelo ucraniano Vitaly Petrov. 
Thiago melhorou 24 cm sua marca de 2011 (5,31 m). Ele garante que isso não é milagre. "A gente se preocupa com a técnica do salto nos treinos, nem sempre sabe as marcas que vão sair. Não esperava o ouro em Barcelona, mas minha meta era estar no pódio. Acreditei sempre e mantive a concentração o tempo todo", lembra o atleta, também ganhador da medalha de prata na Olimpíada da Juventude de Cingapura, em 2010, além do ouro no PAN Juvenil de Miramar (EUA), em 2011.
O ano que vem será o primeiro de Thiago na categoria adulta. Acostumado a enfrentar adversários mais velhos, já impôs uma meta importante para 2013: representar o Brasil no Mundial de Moscou, em agosto. "Sei que terei de saltar por volta de 5,70 m para ir para a Rússia (o Conselho Técnico da CBAt vai definir os índices proximamente). Esse é meu objetivo agora", diz o atleta, que completará 19 anos no próximo domingo, dia 16.

Nenhum comentário:

Postar um comentário