domingo, 27 de julho de 2014

Após Mundial de Juvenis, CBAt vai aperfeiçoar critérios de convocação de atletas


Eugene - O superintendente de Alto Rendimento da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Antonio Carlos Gomes, que acompanhou a disputa do Campeonato Mundial de Juvenis como delegado da entidade, deixa nesta segunda-feira 28 a cidade de Eugene, nos Estados Unidos, com um convicção: o sistema de seleção de atletas para competições internacionais precisa ser aperfeiçoado.
Fonte: CBAt
Antonio Carlos Gomes

Para ele, não basta apenas o critério técnico, com a fixação de marcas mínimas. "A metodologia de seleção de atletas precisa ser apurada também nas avaliações da condição física e psicológica", observou. "É importante investir também na padronização de treinamento e no nível de conhecimento de nossos técnicos. Para isso, a criação de um banco de dados nacional do Atletismo, que deve entrar em breve em funcionamento, é fundamental", comentou.
Para entender melhor a situação do esporte, mais especificamente com a elite da categoria até 19 anos, Antonio Carlos resolveu aplicar um questionário de avaliação individual - a todos os atletas e integrantes da comissão técnica -, com cinco níveis: insuficiente, regular, bom, muito bom e excelente. 

Os itens avaliados vão desde uniforme, viagem, alojamento, alimentação, desempenho dos profissionais (oficiais, treinadores, médico, psicóloga, nutricionista, massagista e fisioterapeuta), tanto no período de pré-competição como durante o evento, até da organização do Mundial, atuação pessoal, da seleção brasileira e do nível dos atletas internacionais.
"Todos os questionários são abertos a comentários e sugestões. As respostas serão muito importantes para o aprimoramento do trabalho. Tivemos vários acertos, mas pessoalmente vi alguns erros que precisam ser corrigidos", completou. As observações serão feitas em relatório para análise interna da CBAt.


Assessoria de imprensa da Cbat

Nenhum comentário:

Postar um comentário