quarta-feira, 18 de abril de 2012

Secretaria divulga regulamento dos JUVERNs


A Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer publicou na edição desta quarta-feira, 7, do Diário Oficial do Rio Grande do Norte, uma portaria que estabelece o regulamento geral e os das modalidades específicas para os Jogos da Juventude Escolar do Rio Grande do Norte para o ano de 2012.
Nas modalidades de handebol, basquetebol, futsal e voleibol dos JUVERNs será realizada uma fase classificatória regional denominada de Jogos Pré-Olímpicos Escolares, que terão como sedes diversas cidades, seguindo a programação abaixo: Região Agreste - 28/03 a 01/04; Oeste - 27/04 a 01/05; Alto Oeste - 27/04 a 01/05; Seridó - 23 a 27/05; Vale - 23 à 27/05; Mato Grande - 06 a 10/06; Trairi - 06 a 10/06 e Metropolitana - 04 a 10/06. As modalidades individuais serão realizadas apenas na fase final.
Mudança
Os antigos JERNs eram realizados pela Secretaria Estadual de Educação. Os JUVERNs são realizados pelo Governo do Estado através da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer, sendo considerada seletiva estadual, selecionando as escolas nas modalidades coletivas e os alunos/atletas nas modalidades individuais para representar o Rio Grande do Norte na etapa Nacional das Olimpíadas Escolares.
Os jogos têm por objetivos fomentar a prática do esporte escolar com fins educativos; possibilitar a identificação de talentos desportivos nas instituições de ensino; desenvolver o intercâmbio sócio-cultural e desportivo entre os participantes; contribuir para o desenvolvimento integral do aluno-atleta como ser social, autônomo, democrático e participante, estimulando o pleno exercício da cidadania através do esporte; garantir o conhecimento do esporte de modo a oferecer mais oportunidade de acesso à prática do esporte escolar aos alunos-atletas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário