terça-feira, 8 de maio de 2012

Brasil tem 4 qualificados para a Olimpíada nos 200 m em Fortaleza

 

08|05|2012 - 14:35 | João Pedro Nunes - Assessoria de Imprensa do GP Caixa Unifor 2012
Fonte: CBAt
O atleta Diego Cavalcanti durante prova do GP Caixa/Governo do Pará 2012. Foto: Wagner Carmo/CBat
Fortaleza - As 14 provas programadas para o GP Caixa/Unifor de Atletismo, que será realizado na noite desta quarta-feira 9, no Estádio da Universidade de Fortaleza, têm competitividade garantida. Uma delas, porém, mexe com um grupo grande de brasileiros e com o sonho de representar o Brasil na Olimpíada de Londres, em agosto: os 200 m masculino.

Depois do GP Caixa/Governo do Pará, realizado domingo, em Belém, nada menos do que quatro atletas conseguiram o índice de 20.51 exigido pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt): Bruno Lins (pré-convocado por ser top 10 do mundo em 2011 com 20.16), Aldemir Gomes da Silva Júnior (tinha 20.42 e fez 20.48 em Belém), Sandro Viana (20.43) e Diego Cavalcanti (20.50 em Belém).

O Brasil sempre teve muita força nos 200 m. Nas duas últimas décadas, Róbson Caetano ganhou a medalha de bronze na Olimpíada de Seul 1988 e Claudinei Quirino foi vice-campeão mundial em Sevilha 1999.

"Fui finalista dos 200 m no Mundial de Daegu (2011), isso foi bom para a prova no Brasil, da mesma forma que a chegada de vários jovens atletas", acredita Bruno Lins, de 25 anos. "Só espero que haja brasileiro também na final olímpica."

Se depender de disposição, Aldemir Gomes Silva Júnior, de 19 anos, vai encarar o desafio. "No primeiro índice, admito que também fiquei surpreso. Estava bem treinado, mas não esperava a marca para agora. Em Belém, ao contrário, corri solto e o índice saiu naturalmente", comentou o atleta, que buscará novamente o índice. "Não podemos nos acomodar e briga vai ser dura até o final do prazo de obtenção das marcas" (1º de julho).

Diego Cavalcanti, de 21 anos, estava fora das grandes competições desde quando foi cortado do PAN de Guadalajara por contusão. "Voltei bem e isso me dá mais confiança para tentar melhorar em Fortaleza", contou.

Sandro Viana, de 35 anos, não acertou uma boa prova em Belém. Ele terminou em 4º lugar, com 20.53. "Se tudo der certo, repito o índice novamente. Estou treinado para isso", comentou.

O campeão dos 200 m em Belém, Michael Mathieu, de Bahamas, pediu para ser inscrito em Fortaleza nos 100 m. Outros quatro atletas estão na lista de saída desta quarta-feira: o brasileiro Nilson André, o equatoriano Alex Quinonez, o canadense Jared Connaughton e o norte-americano Greg Nixon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário