terça-feira, 3 de setembro de 2013

Pernambuco confirma candidatura para receber os Jogos Escolares da Juventude 2014


Em reunião realizada com o gerente-geral de Juventude e Infraestrutura do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Edgar Hubner, o governador do Estado do Pernambuco, Eduardo Campos, confirmou que Recife será candidata a receber a sede dos Jogos Escolares da Juventude de 2014. Além de Eduardo Campos e Edgar Hubner, estiveram presentes ao encontro a Secretária dos Esportes do Estado de Pernambuco, Ana Cavalcanti e  o Secretário Estadual Executivo de Esportes de Pernambuco, Aldemir Teles.
“O encontro com o governador Eduardo Campos foi extremamente proveitoso, pois demonstrou o comprometimento do estado de Pernambuco em organizar o maior evento estudantil esportivo do Brasil em 2014. Foi um importante alinhamento para o processo de candidatura. Ficamos muito satisfeitos com o empenho e o projeto apresentado pelo governador. Recife receberá a Copa do Mundo de 2014 e que possui infraestrutura adequada para organizar os Jogos Escolares”, observou Edgar Hubner. “Os Jogos Escolares da Juventude é uma competição que vai muito além do aspecto esportivo. Nosso objetivo é contribuir para a inserção social de milhares de jovens através do esporte. Além disso, traz diversos benefícios econômicos para a cidade-sede, que recebe mais de seis mil pessoas durante a realização do evento.”, complementou Hubner.
As concorrentes de Pernambuco para sediar os Jogos Escolares da Juventude de 2014 são Goiânia (GO), Porto Alegre (RS) e Vitória (ES). O COB investirá cerca de R$ 4 milhões em hospedagens, alimentação e transporte. Já os governos locais devem investir cerca de R$ 2,5 milhões com infraestrutura e transporte para as competições. A expectativa é que a cidade-sede receba mais de 4 mil atletas para a disputa de 13 modalidades. A escolha da sede será definida até o dia 5 de setembro quando inicia a Etapa Nacional 2013, dos Jogos Escolares em Natal / RN.
Os Jogos Escolares da Juventude são o maior evento estudantil esportivo do Brasil. A competição de abrangência nacional cresce a cada edição e reúne milhares de alunos-atletas de instituições de ensino públicas e privadas de todo o país. Atualmente, é tida como referência internacional. Consideradas as fases seletivas, os números chegam a mais de dois milhões de atletas e cerca de 3.900 cidades participantes.
O evento é realizado em duas etapas - em cidades diferentes -, com faixas etárias distintas: de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos. Na primeira, são disputadas 13 modalidades: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez, além de lutas, que entrou para o programa em 2012. A de 15 a 17 anos conta também com 13, mas há diferenças: atletismo, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez, além de vôlei de praia, que entrou para o programa em 2012, e lutas, que entra em 2013. Durante os dias de disputa, há também uma programação intensa direcionada aos participantes, com atividades culturais e educativas.
Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), correalizados por Ministério do Esporte e Organizações Globo.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário