domingo, 9 de setembro de 2012

Kathelin Norberto fatura ouro no pentatlo das Olimpíadas Escolares


A pista Municipal de atletismo de Poços de Caldas foi o palco para mais um espetáculo do atletismo das Olimpíadas Escolares 2012, de 12 a 14 anos. Na manhã deste domingo, dia 9, os alunos-atletas bateram recordes e colocaram a vontade de vencer em primeiro lugar, frente aos 29 graus que marcavam os termômetros. Com a pontuação final de 3.810 pontos no pentatlo, Kathelin Norberto, do Colégio Nossa Senhora de Lourdes, de Minas Gerais, de 13 anos, bateu o recorde da prova e garantiu o ouro para a atleta mais completa da competição.
Depois do terceiro lugar em João Pessoa 2011, Kathelin teve um excelente desempenho esse ano nos 80m com barreiras, salto em altura, arremesso de peso, salto em distância e 800m rasos. “Pratico o atletismo porque eu gosto. Para essa competição estava muito forte e bem preparada”, afirmou. A medalha de prata foi para a gaúcha Júlia Eidelwein, da Escola CEAT, com 3.618 pontos. E o bronze ficou a carioca Anne Santos, da Escola Silveira Sampaio, com 3.400 pontos.
No lançamento de dardo, Mawxuel Oliveira, de 14 anos, do Colégio Regina Coeli, do Mato Grosso, subiu ao lugar mais alto do pódio com a marca de 56,37m. No salto em altura, o show foi da paulista Esther Mamedes, da Escola Professor Euclides. A garota de 13 anos igualou o recorde da prova ao saltar 1,64m. A segunda colocada foi Pietra Linzmeier, do Colégio Cantinho Feliz, de Santa Catarina. Estreante numa competição nacional, Pietra superou sua melhor marca (1,50m) e alcançou 1,53m.
Esther, que tem como ídolo no esporte a campeã olímpica Maurren Maggi, ganhou nas Olimpíadas Escolares a primeira medalha num evento nacional. “Eu treinei bastante até chegar aqui. São duas horas por dia, o que é ainda pouco”, declarou. Apesar do ótimo resultado, a atleta, que começou no atletismo em 2012, pensa em se manter no esporte e orgulhar ainda mais a mãe e o técnico, a quem ela dedicou a vitória. “Eu vou treinar muito e vou conseguir ser uma grande campeã”, revelou.
Nos 75 metros rasos, o vencedor foi Luca Silva Santos, de 14 anos, da Escola Duque de Caxias (SP), com o tempo de 8s85. Neste domingo, o atleta conquistou mais uma medalha de ouro, no revezamento 4x75m, em que a equipe de São Paulo fez o tempo de 33s63. Lucas pratica o esporte há dois anos e, no ano passado, ficou em segundo lugar nas OE João Pessoa (PB). Apesar da vitória, Lucas sentiu-se ameaçado por outros atletas. “O Marcel Matsusue (da Escola João Adorno, de São Paulo) foi um adversário muito forte. Pensei que perderia pra ele” afirmou.
Nos 75m feminino, vitória de Gabriela Mourão, de 13 anos, do Rio de Janeiro. A atleta da Escola Silveira Sampaio disputou também o revezamento 4x75m e conquistou a medalha de prata com a equipe do Rio, com a marca de 39s23. O primeiro lugar na prova foi da equipe paulista, com 38s39. 
As Olimpíadas Escolares são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro, correalizadas pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo e apoio da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas e Governo do Estado de Minas Gerais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário