sexta-feira, 15 de junho de 2012

Seleção masculina não dá sorte e cai em 'grupo da morte' nos Jogos-2012


A seleção masculina de vôlei terá pela frente um grupo complicado para os Jogos Olímpicos de Londres. A Federação Internacional de Vôlei (FIVB) confirmou nesta terça-feira o chaveamento para as disputas da modalidade.Assim como no feminino, a Grã-Bretanha será cabeça do grupo A. Desta forma, o Brasil ficou no grupo B, ao lado de Rússia, Estados Unidos, Sérvia, Alemanha e Tunísia. As seis seleções formam o “grupo da morte” da competição. Mas a outra chave não fica atrás, e também reúne equipes fortes: além dos donos da casa, estão Itália, Polônia, Argentina, Bulgária e Austrália.
- Com certeza o nosso grupo é o mais difícil, pois conta com pelo menos outros três fortes candidatos à medalha de ouro. Mas nós gostamos de desafios e isso só irá aumentar nossa motivação para chegarmos a Londres bem preparados - disse Rodrigão, campeão olímpico em Atenas-2004.
Para definir as chaves, a FIVB leva em consideração o ranking de seleções feito pela própria entidade, e adota o modelo "serpentina": os países são classificados nos grupos de dois em dois. Por sediarem o evento, os britânicos encabeçam o grupo A. Assim, o Brasil, número 1 do mundo, ficou no grupo B ao lado da Rússia, segunda colocada. Itália e Polônia, que aparecem logo depois na lista, se juntaram aos donos da casa na primeira chave, e assim por diante.

Os quatro melhores de cada grupo avançam para a fase de mata-mata. Mas, até lá, o Brasil terá pela frente três rivais de peso e muita rivalidade. Os EUA levaram a medalha de ouro na última edição, em Pequim-2008, e a Sérvia é outra que tem tradição olímpica, com título em Sydney-2000. Já os russos são os atuais campeões da Liga Mundial.

- A Rússia vem em um grande momento, após a conquista da Liga Mundial e da Copa do Mundo de 2011. Os Estados Unidos e a Sérvia são sempre adversários complicados e a Alemanha evoluiu muito nos últimos anos. Não encontraremos moleza na primeira fase, mas em Olimpíadas é assim mesmo, teremos que "matar um leão" por jogo” - disse Bruninho,  prata em Pequim-2008 e campeão mundial em 2010.


Nenhum comentário:

Postar um comentário