quinta-feira, 10 de outubro de 2013

ABC navega no embalo dos números

A reação do ABC na série B vem surpreendendo até mesmo os matemáticos, que chegaram a colocar um risco de rebaixamento de 96% para o clube potiguar, faltando poucas rodadas para terminar o turno 1º turno da competição. A contratação do treinador Roberto Fernandes e os investimentos realizados pela diretoria, que trouxe um grupo de 14 jogadores, fez a equipe mudar da água para o vinho. Tanto que o risco de rebaixamento creditado ao alvinegro hoje pelo matemático Tristão Garcia, é de 13%, após a “heroica” vitória dos potiguares sobre o Joinville na última rodada. 

Torcedores animados com o bom momento foram receber o ABC
A metamorfose que atingiu o time abecedista foi tão grande, que para chegar aos 45 pontos e atingir o percentual apontado como seguro para um clube permanecer na série B, falta apenas mais 13 pontos. Com isso, a cada rodada aumenta o clima de confiança dos torcedores que, ontem, fizeram questão de ir receber a delegação no desembarque de Santa Catarina, realizado no Aeroporto Augusto Severo. Os novos heróis foram cortejados e festejados, uma vez que, enfim, a massa alvinegra tem um grande motivo para sorrir, após uma temporada quase toda de decepções.

O clube que acabou o primeiro turno com apenas 14 pontos ganhos, em vinte rodadas e realizava, até então, sua pior participação na série B do Brasileiro, precisou de apenas oito rodadas no returno para reescrever a história dentro da competição. Na virada de turno já se sabia que o clube teria de realizar uma campanha de clubes que iriam brigar pelo acesso, caso desejasse ter alguma chance de se salvar da degola. Os números mostram que essa missão vem sendo alcançada.

O alvinegro potiguar tem hoje a terceira melhor campanha do returno, com 18 pontos conquistados, atrás apenas de Ceará, com 21, e Palmeiras, com 20. Ontem ele completou mais um dado surpreendente, obtendo a maior sequência de vitórias da competição: 5 seguidas. Tomando como base os resultados conquistados nas últimas dez rodadas, onde se pode notar a curva de crescimento ou a queda de rendimento de um dos participantes da série B, o gráfico voltar a mostrar o time potiguar na parte de cima da tabela, perdendo em desempenho apenas para o Ceará, que conquistou 22 pontos em 30 disputados e aparece com um aproveitamento de 73.33%. O ABC conquistou um ponto a menos e tem aproveitamento igual ao do Palmeiras, virtual campeão da série B: 70%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário