terça-feira, 1 de outubro de 2013

Após grande temporada, Bolt busca quinto título de melhor atleta do ano

A Associação Internacional das Federações de Atletismo (Iaaf) divulgou nesta terça-feira os atletas nomeados ao prêmio de Melhor Atleta de Ano. Quatro vezes eleito (2008, 2009, 2011 e 2012) Usain Bolt figura novamente entre os candidatos. Dentre nove adversários na disputa, o Raio tem a principal concorrência do britânico fundista Mo Farah e do maratonista queniano Wilson Kipsang. O anúncio do vencedor será feito em uma festa de gala, no dia 16 de novembro, em Mônaco.
Montagem atletismo Usain Bolt, Mohamed Farah e Wilson Kipsang (Foto: Editoria de Arte)
Recordista mundial dos 100m e 200m, Bolt se tornou tricampeão mundial dos 200m e faturou pela segunda vez o título dos 100m, no Mundial de Atletismo, disputado em agosto, em Moscou. Na Diamond League, principal circuito da modalidade, o velocista jamaicano terminou a temporada em segundo lugar, atrás do americano Justin Gatlin, que superara o Raio na prova da etapa de Roma da competição, em junho.
No Mundial de Moscou, Mo Farah repetiu os feitos dos Jogos Olímpicos de Londres 2012. Foi bicampeão mundial dos 5.000m e subiu ao lugar mais alto do pódio pela primeira vez nos 10.000m.
Kipsang, por sua vez, se destacou principalmente no último fim de semana. O queniano venceu a Maratona de Berlim e ainda quebrou o recorde mundial da maratona. Com o tempo de 2h03min23s, ele superou em 15 segundos a antiga marca do compatriota Patrick Makau em 15 segundos.
Confira os nomeados no masculino:
Mohammed Aman (ETI)
Usain Bolt (JAM)
Bohdan Bondarenko (UCR)
Ashton Eaton (EUA)
Mohamed Farah (GBR)
Robert Harting (ALE)
Wilson Kipsang (KEN)
Aleksandr Menkov (RUS)
LaShawn Merritt (EUA)
Teddy Tamgho (FRA)

Confira os nomeados no feminino:
Valerie Adams (NZL)
Abeba Aregawi (SUE)
Meseret Defar (ETI)
Tirunesh Dibaba (ETI)
Shelly-Ann Fraser-Pryce (JAM)
Zuzana Hejnova (TCH)
Caterine Ibargüen (COL)
Sandra Perkovic (CRO)
Brianna Rollins (EUA)
Svetlana Shkolina (RUS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário