terça-feira, 29 de outubro de 2013

Observadores de 20 países participarão dos Jogos Escolares da Juventude Belém 2013


Maior competição esportiva escolar do Brasil, os Jogos Escolares da Juventude, organizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), possibilitam o intercâmbio de informações entre representantes de comitês olímpicos e entidades esportivas de todo mundo através do Programa de Observadores Internacionais. Criado em 2007, o projeto chama a atenção da comunidade esportiva internacional e já contou com a participação de representantes de mais de 50 países. Na etapa nacional para jovens com idade entre 15 e 17 anos, que será realizada em Belém, no Pará, entre 7 e 16 de novembro, 35 nações demonstraram interesse em acompanhar um dos cinco mais importantes eventos esportivos escolares do mundo. Após processo seletivo realizado pelo COB, definiu-se que 20 países dos cinco continentes estarão presentes na capital paraense. O Programa de Observadores tem a chancela do Comitê Olímpico Internacional, através da Solidariedade Olímpica Internacional.
“Os Jogos Escolares da Juventude já se consolidaram como uma das maiores competições estudantis do mundo e um exemplo de organização reconhecido pelo Movimento Olímpico. Por isso, as atividades do Programa de Observadores Internacionais buscam fortalecer o trabalho em torno do esporte escolar em todo mundo. O objetivo é realizar um intenso intercâmbio de informações e desenvolver o esporte escolar como ferramenta de integração e inclusão social”, afirmou Carlos Arthur Nuzman, presidente do COB.
Em Belém, os representantes internacionais conhecerão todos os detalhes da organização do evento que reunirá cerca de 4 mil atletas de todo Brasil. Vindos de Cuba, Paraguai, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai (América); África do Sul, Gana, Guiné Bissau, Lesoto, São Tomé e Príncipe, Serra Leoa (África); Bahrein, Omã, Palestina (Ásia); Lituânia, Grã Bretanha, Holanda, Ucrânia (Europa); e Samoa Americana, Vanuatu (Oceania), os observadores participarão de atividades como: cerimônia de abertura; visita aos locais de competição; ações culturais, educativas, sociais e sustentáveis da competição.
Os observadores internacionais também assistirão a palestras sobre o desporto estudantil no Brasil e terão a oportunidade de apresentar o modelo esportivo escolar adotado nos respectivos países. O diretor de Esportes do Comitê Organizador Rio 2016, Agberto Guimarães, fará uma apresentação sobre a perspectiva da prática esportiva na organização dos Jogos Olímpicos. Além disso, os observadores assistirão a palestras de todas as áreas do Comitê Organizador dos Jogos Escolares da Juventude Belém 2013.
“É com muito prazer que receberemos representantes dos cinco continentes do mundo. A diversidade de culturas e realidades engrandecerá o intercâmbio entre os participantes durante todo o período em que estiverem em Belém”, destacou Edgar Hubner, Gerente Geral de Juventude e Infraestrutura do COB.
Para fazer parte do programa, o observador tem de ser membro ativo de um Comitê Olímpico Nacional; estar envolvido com a organização de eventos esportivos escolares; e ser fluente em português, inglês ou espanhol. Todos os 204 países filiados aos COI foram convidados pelo COB para participar da edição de 2013 do programa.
Os Jogos Escolares da Juventude Belém 2013 são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro, correalizados por Ministério do Esporte e Organizações Globo, com patrocínio da Coca-Cola e apoio do Governo do Estado do Pará e da Prefeitura Municipal de Belém.
tag 

Nenhum comentário:

Postar um comentário