domingo, 13 de abril de 2014

Final NOS PÊNALTIS, ITUANO DERRUBA SANTOS E É CAMPEÃO PAULISTA PELA SEGUNDA VEZ

O domingo será de festa em Itu. Uma festa tão grande quanto a fama que a cidade carrega. Uma mania de grandeza que o “intruso” do interior teimou em manter neste Campeonato Paulista. Derrubando um a um, o bravo time treinado por Doriva chegou ao ápice após vencer o Santos por 7 a 6 nos pênaltis, no Pacaembu, após derrota 1 a 0 no tempo normal. Pela segunda vez, a primeira com a presença de todos os grandes, o Ituano é campeão estadual. A primeira foi em 2002, quando os principais clubes do estado disputavam uma edição maior do Torneio Rio São-Paulo. Entre os 34.964 pagantes no estádio, a minoria comemorou.
Não dá para contestar a heroica conquista do Galo, que tirou o Corinthians na primeira fase, um favorito Botafogo nas quartas de final, o Palmeiras na semi, e o Santos em dois jogos duros na decisão. O Peixe, de Oswaldo de Oliveira, termina o Paulistão com o maior número de pontos (45), mais gols marcados (47) e o futebol mais vistoso. Nada disso foi capaz de furar a melhor defesa da competição: 11 gols sofridos em 19 jogos. Impressionante.
A trajetória fica ainda mais expressiva se voltarmos um, dois anos no tempo. Nas últimas duas edições do Paulistão, o Ituano escapou do rebaixamento na última rodada da primeira fase. Numa delas, Juninho Paulista fez o gol da salvação. Hoje, é ele quem comanda as ações fora de campo, como gerente de futebol.
Ao Santos, fica o consolo de uma nova geração promissora, com Gabriel e Geuvânio no comando. O time de Oswaldo terá pouco tempo para digerir a derrota, pois volta a campo na próxima quarta-feira, às 22h (horário de Brasília), contra o Mixto, na Vila Belmiro. É o jogo de volta da primeira fase da Copa do Brasil – o Peixe venceu a ida por 1 a 0. No domingo que vem, é a vez de estrear no Campeonato Brasileiro, contra o Sport, também na Vila.
santos x ituano campeão paulista 2014 (Foto: Marcos Ribolli)

Nenhum comentário:

Postar um comentário