segunda-feira, 4 de junho de 2012

Atletas buscam índice para o Mundial no Campeonato Brasileiro/Caixa de Juvenis


 O Campeonato Brasileiro/Caixa de Juvenis - em sua 42ª edição masculina e 40ª feminina - será disputado nos dias 16 e 17 de junho, no Estádio Willie Davids, em Maringá, no noroeste do Paraná. O evento se constitui em mais uma oportunidade para os atletas buscarem os índices de qualificação para o Mundial de Juvenis (para atletas com até 19 anos), que será disputado de 10 a 15 de julho em Barcelona, na Espanha. O prazo para obtenção dos índices vai até 1º de julho.

Entre os atletas que devem jogar as suas fichas no Brasileiro Juvenil está Felipe Vinícius dos Santos, ganhador da medalha de bronze no octatlo do Mundial de Menores (até 17 anos), realizado em Lille, na França, em 2011. Um exemplo disso é que no fim de semana passado, no Campeonato Paulista Juvenil, no Ibirapuera, ele terminou o decatlo com 7.125 pontos, ficando a 56 pontos da marca mínima exigida pela CBAt.

"Acho que faltou um pouco mais concentração no sábado. Eu era fundista, mas a versatilidade me levou ao decatlo e pretendo focar cada vez mais nas provas combinadas", disse o paulistano de 18 anos.

Segundo o Ranking Brasileiro Juvenil, que garante a inscrição automática dos dez primeiros colocados no Campeonato de Maringá, outros atletas estão bem perto do índice. Nos 400 m, por exemplo, Lucas de Araújo Santos tem 47.22 (o índice é de 47.13) e no lançamento do disco, Thiago Adriano de Jesus Santos Negreiros tem 55,29 m, contra os 55,42 m exigidos.

No feminino, Tamiris de Liz conseguiu várias vezes a marca mínima nos 100 m, mas está a apenas 5 centésimos de segundo do índice nos 200 m (23.95 feito no GP Caixa/Unifor contra 23.90 exigidos). Nos 3.000 m com obstáculos, Erika Oliveira Lima correu a prova em 10:29.27, ficando a pouco mais de meio segundo da marca exigida, que é 10:28.64. No salto em altura, Daniella Mieko Nisimura obteve este mês 1,79 m, 1 cm a menos do que o exigido. Esthefania Ribeiro da Costa também está perto no lançamento do disco. Ela tem 49,09 m e está a 8 cm da marca requerida.

Até agora, 20 atletas estão qualificados para a disputa do Campeonato Mundial de Barcelona, 15 no masculino e cinco no feminino:

Masculino
Rodrigo Gomes Rocha (Symap) - 100 m e 200 m
Leandro Pitarelli (Orcampi/Unimed) - 200 m 
Ioran Fernandes Etchechury (Sogipa) - 1.500 m
Lucas Silva Carvalho (Barueri) - 110 m com barreiras
Thiago Braz (BM&FBovespa) - salto com vara
Tiago da Silva (Fênix Atletismo) - salto em distância 
Higor Silva Alves (Barueri) - salto em distância
Romário de Jesus Custódio (ASA São Bernardo) - salto em distância
Henrique da Silva (ARPA) - salto triplo
Mayky Ferreira Gomes (SESI/Uberlândia) - salto triplo
Kauam Kamal Aleixo Bento (ASA Tapetes) - salto triplo
Alex de Castro Sales (Águias Guariba) - arremesso do peso
Felipe Lorenzon (ASA-Sertãozinho) - lançamento do disco
Paulo Enrique Alves da Silva (Pinheiros/Asics) - lançamento do dardo
Bruno Marques Fidelis (FECAM) - 10 km marcha

Feminino
Tamiris de Liz (Corville) - 100 m
Flávia Maria de Lima (FECAM) - 800 m
Jessica Carolina Alves Reis (ASA São Bernardo) - salto em distância
Andressa Moreira Fidelis (Barueri) - salto em distância
Tamara Alexandrino de Sousa (Powerade Atletismo) - heptatlo

NOTA: Cada país pode inscrever no máximo dois atletas por prova. Quando houver mais que dois atletas com índice em uma prova, serão convocados o campeão brasileiro e o 1º do Ranking nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário