terça-feira, 6 de agosto de 2013

O maior evento de esporte escolar do país

topo site cob nova logo
Os Jogos Escolares da Juventude são o maior evento estudantil esportivo do Brasil. A competição de abrangência nacional cresce a cada edição e reúne milhares de alunos-atletas de instituições de ensino públicas e privadas de todo o país. Atualmente, é tida como referência internacional. Consideradas as fases seletivas, os números chegam a mais de dois milhões de atletas e cerca de 3.900 cidades participantes.
Em 2013, o evento mudou de nome: passou de Olimpíadas Escolares a Jogos Escolares da Juventude. A nova designação foi para preservar o uso de expressões com o termo “Olimpíadas”, que é uma propriedade do COI.
O evento é realizado em duas etapas - em cidades diferentes -, com faixas etárias distintas: de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos. Na primeira, são disputadas 13 modalidades: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez, além de lutas, que entrou para o programa em 2012. A de 15 a 17 anos conta também com 13, mas há diferenças: atletismo, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez, além de vôlei de praia, que entrou para o programa em 2012, e lutas, que entra em 2013. Durante os dias de disputa, há também uma programação intensa direcionada aos participantes, com atividades culturais e educativas.
Em 2011, a etapa de 15 a 17 anos, realizada em Curitiba (PR), envolveu 1.129 instituições de ensino (710 públicas e 419 particulares).  Somente a participação na fase nacional já foi uma vitória, com 3.641 alunos-atletas competindo na capital paranaense.
Os Jogos Escolares da Juventude contam com a presença de atletas olímpicos e pan-americanos, os Embaixadores, que passam um pouco da vivência deles aos futuros atletas do Brasil. Grandes nomes como Maurren Maggi (atletismo), Fabiana Murer (salto com vara), Nalbert (vôlei), Diego e Daniele Hypolito (ginástica artística), Natália Falavigna (taekwondo), e muitos outros, já participaram.
O evento realiza também o Programa de Observadores, que recebe visitantes ligados a Comitês Olímpicos Nacionais que desejam conhecer o evento de perto para levar o aprendizado aos seus países. Em 2011, João Pessoa (PB) recebeu representantes de 13 nações para a etapa de 12 a 14 anos.
A crescente participação de jovens atletas que passaram pelos Jogos Escolares em competições de alto rendimento mostra que o evento tornou-se referência de esporte estudantil no país. Nos Jogos Sul-americanos Medellín 2010, 57 dos 561 atletas brasileiros estiveram no evento - eles conquistaram 31 das 335 medalhas brasileiras. Nos Jogos Olímpicos da Juventude Cingapura 2010, 35 dos 81 competidores brasileiros já haviam disputado o evento escolar.
Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), correalizados por Ministério do Esporte e Organizações Globo.
Para ter mais informações, e saber como participar do evento, acesse o site oficial dos Jogos Escolares da Juventude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário