terça-feira, 16 de julho de 2013

Bolt e Carter são os únicos com 'ficha limpa' entre os mais rápidos da história

Personagem de um dos maiores escândalos de doping da história do esporte, Ben Johnson foi o primeiro atleta a correr os 100m rasos abaixo de 9s80. Porém, a marca de 9s79 da final dos Jogos Olímpicos de Seul, em 1988, saiu dos registros oficiais após ser confirmado que o canadense fez uso de estanaozolol, esteroide proibido pelo Comitê Olímpico Internacional. A luta contra as substâncias ilegais se intensificou desde então, mas a maioria dos atletas que superaram os 9s80 até hoje se envolveram em polêmicas pelo menos uma vez na carreira. Ícone do atletismo atual, homem mais rápido do mundo e recordista mundial dos 100m e dos 200m, Usain Bolt parece ser um dos maiores velocistas do planeta que não recorrem ao doping para vencer, principalmente após a revelação de que Tyson Gay, Asafa Powell e mais quatro jamaicanos foram pegos no exame antidoping a menos de um mês do Mundial de Moscou, na Rússia.

usain bolt atletismo londres 2012 (Foto: Agência Reuters)

Desde que Ben Johnson correu abaixo de 9s80 e foi pego no antidoping, a marca foi quebrada 34 vezes. Mas apenas dois atletas conseguiram o feito sem ter o nome envolvido com o doping: Usain Bolt (dez vezes) e Nesta Carter (uma única vez)

Entre as cinco melhores marcas do ano na prova mais rápida do atletismo, apenas uma não pertence a um atleta flagrado no antidoping: os 9s87 de Nesta Carter (a quarta melhor). Os três melhores tempos de 2013 são de Tyson Gay (9s75 em junho, 9s79 em julho e 9s86 em maio); o quinto é de Asafa Powell (9s88 em julho). 
Desde que Johnson correu abaixo de 9s80, somente em 34 vezes a marca foi quebrada, levando-se em conta os registros oficiais da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF). A primeira aconteceu só em 1999, quando o americano Maurice Greene fez 9s79, em Atenas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário