quarta-feira, 31 de julho de 2013

Juverns 2013 democratizam o Desporto Escolar


Com competições na piscina do SESI, no Ginásio Nélio Dias, no Ginásio do Colégio Henrique Castriciano, e no Ginásio do Colégio Sagrada Família, os Juverns 2013 (Jogos da Juventude Escolar do RN) estão chegando as grandes decisões de sua etapa final, na cidade de Natal, neste sábado (27) e no domingo (28).

Os Juverns 2013, com a inclusão das etapas municipais, mobilizaram 43 municípios do Rio Grande do Norte. O evento movimentou aproximadamente 600 escolas, envolvendo cerca de 6.000 alunos/atletas.

Os Juverns têm planejamento e execução com a marca da Secretaria do Esporte e do Lazer do RN (SEEL), em parceria com o Fórum Estadual dos Secretários Municipais do Esporte. Em 2013, os Juverns tiveram etapas realizadas em 08 regiões do Rio Grande do Norte, nas modalidades coletivas de Voleibol, Futsal, Handebol e Basquete.

Nas categorias de 12 a 14 anos, e de 15 a 17 anos. Nos naipes masculino e feminino. O Programa "RN Podium", voltado para esportes de rendimento e dentro do Juverns, promoveu regionais de Luta Olímpica e de Ciclismo em 13 cidades do Rio Grande do Norte.

O "RN Podium", iniciativa da SEEL, busca descobrir e investir em atletas/alunos com talentos técnicos para a representação do RN nos Jogos Escolares Brasileiros. Com o envolvimento do grande programa federal "Atleta na Escola", os Juverns em sua etapa final contaram também com a presença de 114 municípios na modalidade de Atletismo.

Tudo isso fez com que os Juverns 2013 alcançassem a marca recorde de participação de atletas nos Jogos Escolares da Juventude Olimpíadas promovidos pelo Comitê Olímpico Brasileiro. "Promovemos uma verdadeira democratização do Desporto Escolar.

A oportunidade de representar o RN na maior competição do Esporte Escolar do Brasil deixa de ser privilégio de poucos, estudantes/atletas de escolas privadas da Capital, e passa a ser de muitos, com a grande inclusão, a palavra é essa, inclusão, dos atletas/alunos de escolas públicas", afirma Joacy Bastos, secretário do Esporte e do Lazer.

A Secretaria de Esporte e o Fórum de Secretários Municipais de Esporte estão indo buscar o verdadeiro talento e a participação do aluno/atleta onde ele estiver no Rio Grande do Norte, seja de escola pública ou privada, seja do interior, de periferia de grandes cidade ou da elite. Isto é democratizar o Esporte.

Os Juverns representam a única maneira de atletas do desporto escolar do RN participarem das antigas Olimpíadas Escolares Brasileiras (Jogos Escolares da Juventude). Os vencedores dos Juverns representam o RN nos Jogos Escolares da Juventude que acontecem este ano em Natal, no mês de setembro (categoria de 12 a 14 anos), e em Belém do Pará, no mês de novembro (categoria de 15 a 17 anos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário