sexta-feira, 19 de julho de 2013

Fórum de Secretários do Esporte terá palestras dos responsáveis pelo programa Atleta na Escola

O Fórum Estadual de Secretários e Gestores Municipais do Esporte do Rio Grande do Norte acontece nesta sexta-feira (19), às 10h, no Teatro Municipal de São Gonçalo do Amarante, região metropolitana de Natal. O evento é organizado pela Secretaria do Estado do Esporte e do Lazer (SEEL) e conta com a parceria dos gestores municipais de Esporte.

Fórum terá a presença do diretor de Esporte e Rendimento Escolar do Ministério do Esporte, André Arantes, e o professor Renausto Amanjás. Eles são os responsáveis pelo programa “Atleta na Escola” do Governo Federal e realizarão uma palestra. Na oportunidade serão esclarecidas todas as características do programa e vão tirar as dúvidas dos gestores presentes na ocasião.

O programa “Atleta na Escola” foi implantado este ano com a modalidade de Atletismo, com as provas de salto a distância, corrida de 1.000 metros rasos e corrida de 75 metros rasos. Podem participar alunos de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos.

Contempla crianças e jovens estudantes da rede pública e privada do país e financia as competições em todas as etapas seletivas para a fase nacional dos Jogos Escolares Brasileiro.

“Este programa pode significar a reconstrução do esporte olímpico brasileiro”, afirma o secretário de Esporte do RN, Joacy Bastos.

Na pauta do Fórum, que reúne secretários e gestores municipais do Esporte de todas as regiões do Estado, está o grande evento pela paz, que acontecerá no dia 09 de agosto em todas as cidades do Estado: “Caminhada da Paz pela Vida. Não as Drogas”.



Também estão na pauta a 1ª Copa da Mulher de Futebol de Campo, 1ª edição dos Jogos Abertos do Interior (com seis modalidades em disputa), 2ª edição dos Jogos Paradesportivos Escolares do RN, e 1ª edição dos Jogos Paralímpicos do RN.

A expectativa da Secretaria de Esporte de São Gonçalo do Amarante, anfitriã do Fórum, é receber 500 gestores de Esporte e um grande número de prefeitos nesta sexta-feira.

De 2011 até agora, já aconteceram 16 reuniões ordinárias do Fórum de Secretários e Gestores do Esporte do RN. Reuniões que tratam de ações visando à construção de uma Política Pública de Esporte para o Estado.

O secretário Joacy Bastos destaca o Fórum como um dos grandes responsáveis pelo sucesso que está sendo alcançado na consolidação da democracia esportiva através da interiorização das ações e das oportunidades efetivas de participação nos eventos.

“Um bom exemplo dessa democratização de oportunidades é que na etapa final do Juverns que acontece em Natal, a partir desta sexta-feira, estão presentes 114 escolas que se classificaram nas etapas regionais, e 17 dessas escolas são do interior do Rio Grande do Norte”, ressalta Joacy Bastos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário