terça-feira, 23 de julho de 2013

Relatório aponta Arena com 78% da obra concluída

Levantamento realizado pelo Sindicato de Arquitetura e da Engenharia (Sinaenco), aponta que o atual estágio de conclusão dos estádios para a Copa do Mundo de 2014 é: Arena das Dunas, 78%; Arena do Itaquera, 80%; Beira Rio, 73%; Arena da Baixada, 71%; Arena Pantanal (Cuiabá), 73%; e Arena da Amazônia (Manaus), 62%.
Arena das Dunas estaria atrás apenas do estádio do Corínthians na corrida pela conclusão
Arena das Dunas já tem 78% das obras construídas
O relatório faz parte do estudo produzido pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado federal Edinho Bez (PMDB-SC) aprovou, no último dia 10 de julho, o relatório de atividades de 2012 da Subcomissão Permanente para Acompanhamento, Fiscalização e Controle dos Recursos Públicos Federais Destinados à Copa 214 e às Olímpiadas 2016, chamada de Subcomissão da Copa.

O grupo visitou 10 das 12 cidades-sede da Copa (Rio, Brasília, Salvador, Fortaleza, Natal, Recife, Belo Horizonte, São Paulo, Porto Alegre e Curitiba) e acompanhou o andamento das obras e as verbas já gastas em estádios, portos e aeroportos.

Segundo o relatório do grupo, em 2012 foram autorizados, no âmbito do Ministério dos Esportes, R$ 1,6 bilhão em ações de preparação para a Copa e as Olimpíadas. Já para 2013, a lei orçamentária previu o gasto de R$ 990 milhões nos preparativos dos megaeventos esportivos.

O grupo de deputados buscou avaliar quais gastos já foram feitos, se as obras correspondem aos valores já investidos e que providências ainda precisam ser tomadas pelos gestores de recursos públicos.

Entre os estádios visitados no ano passado, apenas o Castelão (Fortaleza) e o Mineirão (Belo Horizonte) estavam praticamente prontos. O Maracanã (Rio de Janeiro) estava 50% concluído em maio de 2012; o Estádio Nacional Mané Garrincha (Brasília), 80% em novembro; a Fonte Nova (Salvador), 82% em novembro; a Arena das Dunas (Natal), 39% em novembro; a Arena de Pernambuco (região metropolitana de Recife), 71% em novembro; a Arena do Itaquera (São Paulo), 57% em dezembro; o Beira-Rio (Porto Alegre), 53% em dezembro; e a Arena da Baixada (Curitiba), 54% em dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário