quarta-feira, 11 de julho de 2012

Em seletiva olímpica, Eaton derruba recorde mundial de 11 anos no decatlo


Não há lugar como a casa da gente. O dito popular fez parte, do início ao fim, do discurso emocionado de Ashton Eaton residente em Eugene, no estado de Oregon, onde estão sendo disputadas as seletivas olímpicas americanas. Mesmo em condições climáticas desfavoráveis, ele quebrou o recorde mundial do decatlo ao somar 9039 pontos, conseguindo o melhor desempenho da história em dois eventos. A antiga melhor marca, de 9026 pontos, pertencia ao tcheco Roman Sebrle há 11 anos.
Ashton Eaton, Atletismo (Foto: Agência Reuters)
Ashton Eaton segura bandeirinha americana em frente ao painel eletrônico (Foto: Agência Reuters)
Apesar de ter competido debaixo de chuva no primeiro dia, Eaton abriu o evento com as melhores marcas da história em duas provas. Nos 100m , cravou impressionantes 10s21, somando 1.044 pontos. Em seguida, no salto em distância, alcançou 8,23m. No segundo dia de disputas, ele ainda ultrapassaria a marca dos mil pontos nos 110m com barreiras e no salto com vara.
Quando você está neste lugar e com esta atmosfera, é isto o que acontece. Eu realmente amo, amo esse evento. Não só porque amo correr, saltar, fazer isso tudo. Mas sim pelo que isso significa e simboliza para mim. A comunidade do decatlo é a essência do mundo do atletismo. Pode não ser isso tudo para a maioria das pessoas, mas este é o meu mundo - disse.
Durante todas as dez provas, Eaton teve a torcida a seu favor. Nas arquibancadas, vizinhos e amigos de infância puxavam o coro. Assim que foi confirmada a vitória, após cruzar a linha de chegada nos 1.500m, o decatleta foi abraçado por sua mãe, Roslyn, e sua noiva, a heptatleta canadense Brianne Theisen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário