sexta-feira, 13 de julho de 2012

Thiago Braz recebe a medalha de ouro e ouve o Hino Nacional


Fonte: CBAt
Thiago Braz é o melhor do mundo no salto com vara
Depois de uma noite mal dormida, o paulista Thiago Braz acordou nesta sexta-feira 13 como o novo campeão do salto com vara do Mundial de Juvenis, que está sendo disputado em Barcelona, na Espanha. O primeiro título mundial da categoria havia sido conquistado por Clodoaldo Gomes da Silva, na corrida de 20 km, no dia 24 de julho de 1994, em Lisboa, quando Thiago tinha apenas 7 meses de vida. Nesta sexta, ele ficou emocionado ao receber a medalha de ouro no pódio do Estádio Olímpico de Montjuic e ao ouvir o Hino Nacional.

Thiago, um capricorniano de 18 anos, mostrou-se tranquilo com a conquista histórica. "Entrei sem pressão, sabia que poderia saltar bem. Mas quando garanti o ouro, meu Deus, não acreditei. Acho que a ficha ainda não caiu, apesar de a medalha estar no meu pescoço", disse, por telefone, logo após a premiação.

Ele garante estar consciente de que poderá disputar uma medalha na Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro. "Quem não quer ganhar o título em sua casa?", pergunta o saltador paulista, nascido em Marília. "Serão quatro anos de muito trabalho e, prometo, de muita dedicação", diz.

Thiago garantiu o ouro nesta quinta-feira 12 ao ultrapassar de primeira os 5,55 m, no Estádio Olímpico de Montjuic. O croata Ivan Horvat e o canadense Shawnacy Barber, ficaram com as medalhas de prata e de bronze, respectivamente, com a mesma marca do brasileiro.

"Entrei com 5,35 m na final e melhorei meu recorde brasileiro juvenil em 20 centímetros", comentou o saltador. "Estava confiante de que poderia saltar mais alto, porque vinha treinando muito bem nos últimos 45 dias em Formia, na Itália."

Orientado pelo brasileiro Elson Miranda e o ucraniano Vitaly Petrov, Thiago garantiu ter chegado muito tranquilo a Barcelona. "Nunca pensei em ouro no Mundial, mas em fazer o meu melhor. Tinha adversários fortes, com marcas melhores do que as minhas, tinha que ficar muito concentrado", completou.

Embora treine com um ícone do salto com vara, o consultor técnico da CBAt, Vitaly Petrov, o mesmo que orientou Sergei Bubka e Yelena Isinbayeva, Thiago aproveita para agradecer a todos. "Vitaly é o melhor. O Elson me trouxe até aqui. A CBAt e a BM&F me ajudaram, a Fabiana (Murer) também me ajudou muito, deu conselhos", afirmou. "Quando tinha 15 anos e estava saltando 4,80 m, ela me incentivou e disse que um dia estaria saltando muito mais", afirmou o atleta, que integra o "Programa Caixa de Apoio a Jovens Talentos", da CBAt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário