sábado, 28 de julho de 2012

Inspirado pela história, Brasil busca sua melhor campanha nos Jogos


Para Cesar Cielo, país pode superar as 15 medalhas conquistadas em Pequim-2008. Relembre vitórias e decepções brasileiras na competição

cesar cielo medalha de ouro PEquim 2008 (Foto: Agência Reuters)
Cielo ganhou ouro inédito para a natação brasileira e foi às lágrimas no pódio (Foto: Agência Reuters)
Choro no pódio, medalha de ouro por 1cm, prata com gosto de vitória, recordes, tabus e até maratonista empurrado por padre. Na história do Brasil em Jogos Olímpicos, já aconteceu quase tudo. As derrotas, claro, também fazem parte da lembrança. E é justamente de olho nos exemplos passados que a delegação verde-amarela espera escrever mais um capítulo de sua trajetória olímpica. Para o nadador Cesar Cielo, um dos maiores nomes da delegação em Londres, os 259 atletas estão prontos para também marcar época. Segundo o medalhista de ouro em Pequim-2008, o país pode superar os 15 pódios conquistados em terras chinesas e em Atlanta-1996 para garantir, assim, seu melhor desempenho na competição.
- Somos capazes de ganhar mais medalhas do que ganhamos em Pequim - sentenciou o nadador de 25 anos, em entrevista coletiva no Crystal Palace, na quarta-feira.


O Ministro do Esporte, Aldo Rebelo, faz coro com Cielo. Empolgado, prevê pelo menos 20 conquistas para o Brasil em Londres. Já o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, manteve os pés no chão e disse que espera "apenas" igualar a marca das 15 medalhas.

Otimista ou modesta, a previsão para Londres é voltar a fazer história. Como inspiração, não faltam boas recordações recentes. Que o diga o próprio Cielo, que em Pequim faturou a primeira medalha de ouro da história da natação brasileira em Jogos Olímpicos, nos 50m livre.Bastaram 21s30 para acabar com o tabu nas piscinas olímpicas, deixando para trás a dupla francesa Alain Bernard e Amaury Leveaux.


As outras duas conquistas douradas do Brasil em 2008 vieram com a garra das mulheres: Maurren Maggi superou o drama da suspensão por doping, que a quase fez abandonar a carreira, e foi a primeira representante do atletismo brasileiro a subir no lugar mais alto do pódio desde Joaquim Cruz, nos 800m em Los Angeles-1984. Além disso, foi o primeiro ouro individual de uma mulher brasileira em Jogos Olímpicos. A conquista foi suada: com salto de 7m04, a vantagem para a russa Tatiana Lebedeva, segunda colocada, foi de apenas 1cm.
maurren maggi salto triplo pódio medalha de ouro (Foto: Agência AP)
Por 1cm, Maurren Maggi conquistou o primeiro ouro individual feminino do Brasil (Foto: Agência AP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário