sábado, 7 de julho de 2012

MAIS 02 (DOIS) MUNICÍPIOS DO RN RECEBEM CENTROS DE ATLETISMO


elysle

ELYSLE, REVELADA NO CENTRO DE ATLETISMO CARCARÁ
Enfrentar as dificuldades como a falta de apoio, estrutura e incentivos para desenvolver o atletismo nos estados brasileiros, foram fatores que motivaram a CBAt, através do  Programa Caixa de Apoio a Centros Formadores, a implantar Centros de Desenvolvimento do Atletismo, contribuindo para a mudança do cenário adverso àqueles que desejavam ir adiante. Os Centros funcionam em três níveis distintos: Alto Nível, Jovens Talentos e Descoberta de Talentos.
O RN foi contemplado com Centros de Descoberta de Talentos, que tem como principais objetivos proporcionar a prática do atletismo, revelar talentos esportivos e trabalhar os valores inerentes ao desenvolvimento pessoal. Para atingir estes objetivos, a CBAt repassa recursos financeiros para aquisição de equipamentos e materiais esportivos, alimentação, uniforme, transporte para participação em eventos e realiza cursos para os treinadores e campings para os atletas.
Em 2010, face ao trabalho desenvolvido no município de Touros/RN, foi implantado o Centro de Desenvolvimento Jovens Talentos Unidos para Vencer, já que atendia aos critérios estabelecidos pela CBAt. Tem como coordenador e treinador o Prof. William Silva, que já revelou vários atletas para o RN e para o Brasil. As ações desenvolvidas no município de Touros hoje são financiadas exclusivamente com os recursos financeiros provenientes da CBAt, já que a Prefeitura local não mais investe naquele trabalho.
Atendendo também aos critérios estabelecidos pela CBAt, em 2011, foi implantado em Natal/RN, o Centro de Desenvolvimento Jovens Talentos Carcará. Funciona no Instituto Federal do RN (IFRN) e tem como coordenador Eugênio Pinheiro, ex-atleta e ex-aluno do Instituto. As ações desenvolvidas neste Centro contam com a parceria do IFRN e com os recursos financeiros provenientes da CBAt.
Em 2012, mais 02 (dois) municípios estão sendo contemplados, Goianinha/RN e Currais Novos/RN. Goianinha, hoje o município que mais investe no atletismo potiguar, apesar de contar com o TOTAL apoio da Prefeitura local, atende aos critérios estabelecidos pela CBAt. Já o município de Currais Novos/RN, que já revelou grandes talentos esportivos, há uns 02 (dois) anos apresenta dificuldades em manter o trabalho até então desenvolvido na pista de atletismo naquele município, o que tem causado desestímulo de excelentes profissionais, e, portanto, coube a FNA intervir nesta defesa junto à CBAt e acabou sendo deferido. A FNA já comunicou aos novos beneficiários e aguarda a indicação dos Coordenadores destes Centros.
A exemplo da Confederação Brasileira de Atletismo, a FNA busca parceiros para captar recursos para criar novos Centros. O custo é dividido em cotas de patrocínio. Os valores podem ser considerados pequenos em vista do que podem agregar a um Projeto de Responsabilidade Social de uma empresa, e, sobretudo, são valores mínimos perto do que representam oferecer uma melhor formação sócio-esportiva aos participantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário